segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Anvisa muda regras para alimentos light e dados nutricionais nos rótulos


Agora vai acabar a bagunça:




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou os critérios para definir alimentos light e informações nutricionais nos rótulos dos produtos, que incluem termos como "alto/baixo teor, rico em, fonte de, e não contém".
Segundo a resolução da Anvisa, alimentos só poderão ser chamados de light se tiverem algum nutriente reduzido na composição, em comparação ao produto convencional.
Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, os novos critérios devem melhorar o entendimento e a identificação dos produtos pelos consumidores e pelos profissionais de saúde. Isso pretende evitar práticas enganosas, como uma marca que usa proteínas incompletas ou de baixa qualidade alegar que seja fonte de proteínas.
Barbano explica que um exemplo típico são os óleos vegetais que dizem não conter colesterol. Nesse caso, nenhum óleo vegetal fabricado pela indústria brasileira apresenta colesterol, ou seja, essa não é uma característica específica de uma marca ou outra.
A decisão vai valer para o que for fabricado no país a partir de 1º de janeiro de 2014.

Fonte: G1

4 comentários:

  1. Ca, saudade de vc!

    Esse negócio de light, integral, zero e etc, é td palhaçada! A gente para pra ler os ingredientes e leva um susto. O problema é que 99% da população não tem nenhuma noção disso... triste!

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. meu deus que bagunça isso....gente se a galera não se achava antes, imagine agora.....maria santa aula e legenda por favor...hehehe

    ResponderExcluir
  3. Cá, conheço pessoas que ainda não sabem a diferença entre um e outro, inclusive diabéticos que já tiveram problema com light achando que o mesmo era diet... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ó, não tava sabendo disso.. Ta precisando mesmo, a galera se perde geral, só pq é light, diet se acabam né!! Vai ajudar a esclarecer muitas dúvidas, Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...