terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dá para emagrecer dormindo? Sim, é só fazer musculação



Ao pensar em alguma atividade para emagrecer, invariavelmente a corrida, bicicleta, caminhada, ou seja, exercícios aeróbicos, são os primeiros da lista. O que você provavelmente não sabe é que, a longo prazo, o gasto de energia em musculação pode ser superior. E se você está destreinado, os exercícios de força consomem mais energia em menos tempo.

As atividades aeróbicas queimam gordura, mas só após certo tempo. Já os exercícios mais intensos e não tão longos, como a musculação, queimam reservas mais rápidas encontradas no músculo, como o ATP, o glicogênio e a creatina. Por isso, têm a fama de não ajudar no emagrecimento.

No entanto, nas horas posteriores (e mesmo dias depois), o corpo precisa recuperar as reservas energéticas utilizadas no esforço. Além disso, é preciso recuperar as células musculares e aumentar o volume de músculo (hipertrofia) como adaptação ao esforço sofrido. Para tudo isso o corpo utiliza energia, as tão famosas calorias, que vêm em sua maior parte das reservas de gordura. O total gasto durante o treino deve ser visto junto com o que foi gasto nas horas posteriores.

Assim, o total de energia gasta em um treino de musculação com maior intensidade e menor duração pode ser semelhante ao de um treino aeróbico mais longo. Uma pessoa destreinada pode não aguentar tanto tempo de corrida quanto seria necessário para emagrecer. Já na musculação, com intervalos, é possível começar com treinos que já consomem mais energia.

Emagreça dormindo

A musculação proporciona a alteração da composição corporal: ganha-se (ou pelo menos mantêm-se) os músculos, que constituem a massa magra, e perde-se gordura, a massa gorda. O professor Tiago Poggio, da academia Bio Ritmo, comenta que “o emagrecimento deve estar relacionado com a perda de massa gorda e não de massa muscular”.

Nessa conta, muitas vezes o efeito não aparece na balança, pois a massa muscular pesa mais do que a gordura, ocupando um volume menor. Ou seja: podemos emagrecer visivelmente, ganhando músculos e perdendo medidas, sem que isso seja perceptível no peso.

A massa magra também acelera o nosso metabolismo: os músculos gastam mais energia para se manter do que a gordura. Com isso, o aumento da massa magra acarreta um aumento da energia necessária para manter o corpo vivo no seu dia a dia (taxa metabólica de repouso). Assim, o ganho de massa muscular contribui para o aumento do gasto energético em repouso, e você emagrece dormindo.

Um pequeno aumento da massa magra provoca um aumento quase insignificante do metabolismo, mas algumas alterações fisiológicas (ainda não completamente explicadas) indicam que a musculação gera um aumento do metabolismo desproporcional ao ganho de massa muscular, bem mais significativo para o total de energia gasta em um dia.

O professor de educação física da USP (Universidade de São Paulo), Hamilton Roschel, afirma que para ter um aumento no gasto calórico basal significativo apenas com o ganho de massa magra, seria necessário aumentar tanto o músculo que ele teria um tamanho irreal.

Por gastar muita energia para ser mantido, o músculo é eliminado do corpo quando não é usado. Assim, musculação precisa de rotina para fazer efeito. O descanso também é essencial, após o estímulo o corpo precisa se recuperar, treinos diários acabam produzindo efeitos menores do que aqueles com intervalo de descanso.

Dieta mais exercício

Assim como qualquer outro exercício, a musculação não faz milagre. Ela terá efeitos muito maiores se combinado com uma alimentação adequada, o que não significa passar fome. O corpo precisa de uma série de nutrientes para compor a nova massa muscular, para isso, uma alimentação balanceada é essencial.

Segundo o professor Paulo Gentil, presidente do Gease (Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios) e autor do livro “Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas”, pesquisas mostram que mesmo em dietas muito restritivas, a musculatura é preservada se a pessoa fizer musculação e a massa gordurosa é perdida. Já se a dieta rigorosa for feita junto ao treino aeróbico, há perda de peso semelhante, mas também perde-se massa muscular, diminuindo o metabolismo de repouso. O ideal é consultar um nutricionista para adequar a dieta ao exercício e a seus objetivos de perda de peso.
Fonte: Uol 

8 comentários:

  1. Ai que lindo, por isso adoro musculação! *-*
    Adorei o texto!!
    beeijos

    ResponderExcluir
  2. ai delicia durmi...é que eu nem gosto neh...hahahahahah

    ResponderExcluir
  3. Good good, explica direitinho até pros mais leigos! Só fiquei triste com a parte de fzr aeróbio mais dieta restrita queima a massa magra, to fu! kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Bem legal o texto, é isso que tento falar para quem entra na musculação e fica dizendo que só engorda, que não emagrece.. ¬¬ Não podemos confiar na balança, além de estar ganhando massa magra nosso metabolismo perdura mais acelerado, a musculação só traz benefícios! E tem gente que tem medo de ficar "Monstra", ahhh se fosse fácil.....
    beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Boa postagem Cá, como ex gorda fazia mto aero, dei uma diminuída e pegando mais pesado nos treinos, estou amando os resultados. É o tal, vamos substituir gorduras por músculos! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto!
    Adorei.
    Também estou nessa, sai gordura e venha músculos.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...