quarta-feira, 18 de abril de 2012

Avaliação Física - Por que fazer?


A avaliação física são testes feitos para analisar a realidade do condicionamento físico de cada pessoa.  Ela engloba a parte muscular, cardiorrespiratória, percentual de gordura, postural, flexibilidade...Não confunda com avaliação médica, que basicamente avalia se estamos aptos ou não a praticar atividades físicas, observando a possibilidade de doenças pré-existentes, etc, etc.

Quem faz?
É feita por um profissional da área de educação física. Por isso é tão importante, são dados confiáveis realizadas por quem entende do assunto. 

Por que fazer?
Porque é ela que vai te mostrar de verdade como está o seu condicionamento físico. A partir dela que vemos quais vão ser as prioridades do treino e dieta, uma vez que mostra com maior precisão quais são os pontos a serem desenvolvidos, as nossas limitações, a intensidade e tipos de exercícios que são melhores para os nossos objetivos.
Se basear apenas pelo IMC (índice de massa corporal), só vai te dizer se o seu peso está normal ou não. Você pode ter o peso normal mas com pouquíssima massa corporal magra e muita gordura.
A avaliação física é muito mais completa.

Como funciona?
A avaliação começa com uma entrevista, onde vão ser anotados os objetivos, histórico esportivo, frequência na academia, uso de medicamento..enfim, o básico.

Depois disso mede-se o peso, altura e frequência cardíaca em repouso.

Feito isso, vamos à fita métrica. Cintura, abdômen, coxa, braço e por aí vai.

Pronto. Agora é hora do tão temido teste do adipômetro. É agora que vão apertar suas gordurinhas da coxa, tríceps, costas, bíceps, abdômen...

O pior já passou rs, agora só falta mais 3 testes:

O teste de flexibilidade, onde fazemos alongamentos diversos com a  ajuda do avaliador.

O teste postural, no qual é avaliado se estamos devidamente alinhados, ou não.

E por último, o teste cardiorrespiratório, feito na esteira ou bicicleta, ele diz qual é nossa capacidade aeróbica.



Bom, eu falei tudo isso hoje porque depois de 2 anos e meio de treino, tomei vergonha na cara e resolvi fazer minha primeira avaliação (na verdade eu fui obrigada rs). Mas eu gostei bastante. Ela vai ajudar muito não só pra eu definir como fazer as coisas daqui pra frente como orientação pro professor montar meu treino. Logo mais eu posto os resultados, é que ela tá bem grande e eu quero ler direitinho antes de compartilhar.

6 comentários:

  1. Lindo seu blog, amei o título dele!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ca! Só dps de 2 anos? Eita!! Vc nao tinha curiosidade?
    Eu fazia sempre, mas aqui é bem diferente do Brasil... instrutor, avaliador, enfim, só pagando e mt caro. Não tenho nem o mínimo de ajuda na academia! Ainda bem que não sou mais iniciante...
    Nessa parte o Brasil supera, com certeza! =)

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha lerdinha né Gi? Ah eu tive que pagar pela avaliação tb e acho que instrutor bom, depende da academia, mas que personal faria toda a diferença rs
      bj

      Excluir
  3. Quero saber dos resultados! Conte tudo!

    Bjks

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...