quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dieta, perda de peso e perda de gordura.

 Ouvimos muito a mulherada falar por aí que está de dieta ou que quer perder peso, mas o que isso tudo realmente significa? Qual é a diferença entre uma coisa e outra?

Achei muito interessante esse artigo abaixo:

"Pra começar nossa conversa, entenda que cada um desses temas acima são interdependentes, porque dieta e uma coisa, perder peso e outra, e perder gordura, ah, perder gordura isso é um sonho né?!

Eu mesmo levei um bom tempo perdendo saúde e dinheiro, quando poderia ter perdido esse tempo buscando informação de qualidade, lógica e sensata! Por isso sou muito a favor de que pelo menos no início, você invista em um nutricionista, e um treinador antes de começar a fazer ‘um pouquinho de cada coisa’ da qual você lê por ai... 

DIETA

Se vocês pesquisarem o termo ‘dieta’ irão ver inúmeros significados, porém o mais simpático será o: ‘ESTILO DE VIDA’.
Estilo de vida, mas para muitas pessoas dieta tem o significado de ‘FOME’!
Mas por que tanto medo dessa palavra? Talvez porque muitos acham POP dizer que esta em dieta, fica atormentando o próximo, seja pessoalmente ou no facebook, enquanto quem realmente esta de dieta, se preocupa mais com outros afazeres, do que ficar se queixando! O que muitos precisam saber, é que nem sempre quem esta dieta, esta passando fome como dizem por ai, porém é natural que em alguns períodos de dieta podemos sim nos sentir com mais vontade de comer! E ai eu deixo uma dica para quem esta fazendo dieta e esta freqüentemente sentindo fome... Ta na hora de rever teu programa nutricional, pois isso é sinal de que teu organismo teve suas reservas atingidas, e você não tem disponibilidade de nutrientes suficientes para mantê-lo em desenvolvimento (reconstrução e construção muscular e, tecidos, pele, cabelo, unhas...). Lembra de quando a luz de reserva do combustível de teu carro acende? É mais ou menos por ai... Salvo no caso de atletas em pré- competição, mas ai já é outra história!
Vale lembrar que uma coisa é você ter uma alimentação saudável, outra é ter uma alimentação precisa e objetiva tanto para treinar (seja lá qual for teu esporte) quanto para se ter resultados!

Entendido isso vamos aos demais temas...

PERDER PESO

A grande maioria das pessoas que são sedentárias sonha apenas em perder peso, como se isso fosse à coisa mais fantástica do mundo (também já passei por essa fase), e hoje a meu ver é a coisa mais simples de todas! Acredito que todos aqui saibam que nosso corpo é constituído de 70% de água, e também é por isso que quando restringimos o carboidrato de nossa dieta perdemos peso, pois quando você restringe suas fontes de carboidratos o organismo utiliza suas reservas de energia para suprir suas necessidades. Essas reservas consistem dos estoques de gordura e de carboidrato, mas a maior parte do carboidrato, armazenado na forma de glicogênio hepático e muscular, e com a restrição desses, as reservas esgotam-se em poucos dias, já que 1 grama de glicogênio é armazenado com três gramas de água, logo uma perda significativa de peso pode ocorrer... Porém ao primeiro contato com a re-hidratação e re-saturação de glicogênio o gordinho (a) feliz que viu os ponteiros da balança despencar, tão brevemente o verá subir! E pelo que ouço deles (e por ter sido um deles), esses indivíduos são os que mais fazem e dizem saber fazer dieta!

PERDER GORDURA

Por que ‘uatahell’ é tão difícil da gente perder gordura?

Simplesmente porque para perder gordura deve existir um equilíbrio entre o que você come, qual horário você come o quê, e o que você consome (de energia), por isso talvez seja tão difícil para nós depletarmos banha, e mais difícil ainda é perder a banha enquanto construímos músculos, lembrando que eu disse difícil e não impossível! Pois ai é que entram os profissionais (nutricionista e treinador) para analisar seus hábitos, sua rotina, a demanda que ela gera, descanso, os momentos em que você mais necessita de determinados nutrientes, etc... E somente com todos esses fatores equalizados é que teremos uma resposta metabólica favorável para o famoso ‘anabolismo’! Então Ladies and gentleman, o que irá diferenciar o sucesso do fracasso, não será tua busca, mas sim os caminhos que nela irá trilhar!"
                                                                                  

MANOEL JUNIOR


fonte e post completo: https://www.facebook.com/ManoelZorbaJunior

contato_manoeljr@hotmail.com



Alguém mudou de conceito sobre esses temas?

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...