sábado, 28 de julho de 2012

Estudo da USP cria novo cálculo para identificar 'falsos magros'

Se alguém aqui também acha que o cálculo do IMC (índice da Massa Corporal) um tanto incompleto e superficial, vai gostar dos estudos feitos por alunos de Nutrição de USP de Ribeirão Preto.

Eles recriaram o IMC mas agora incluindo a porcentagem de gordura e, identificando assim, quem são os falsos magros.

"O extremamente subnutrido e o muito obeso são captados pelo IMC tradicional. A grande preocupação são os que estão nas faixas intermediárias, que às vezes apresentam normalidade ou início de sobrepeso no teste convencional", explicou a pesquisadora. 


 Testado até agora com 700 pessoas, o "IMC de gordura" busca apontar um resultado mais conclusivo e antecipar pacientes aos riscos da obesidade e de doenças como hipertensão e diabetes.



E vocês, o que acharam? Lembrando que esse novo IMC ainda é um estudo.




fonte: G1

Um comentário:

  1. Realmente usar somente o IMC é insuficiente para dizer se uma pessoa está magra, com sobrepeso ou obesa, pois não considera o percentual de massa gorda e massa magra total do indivíduo. Hj este cálculo é utilizado somente em estudos com grande número de participantes por não ser viável fazer outras medições. Ainda não conhecia esse novo cálculo do IMC mas achei muito interessante!
    Bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...