terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Verão - Dicas da Nutri

Meninas, primeiramente obrigada pela preocupação e pela torcida. Melhorei bastante, até fui treinar hoje haha...Cheguei em casa com a roupa da academia e minha mamis: Eu não acredito que você foi na academia! haha

Ah mas hoje deu pra treinar um pouquinho, amanhã vou treinar um montão haha

Bom, mas voltando ao assunto do post. Vocês lembram daquele post que eu fiz do Projeto Verão? Então, mandei algumas perguntas pra minha amiga nutri e ela me mandou as respostas. ficaram bem legais:



O que você acha do projeto verão?

O famoso “Projeto Verão” engloba uma série de práticas para modificação do peso e do corpo com o objetivo de alcançar um “corpo perfeito” para o tão desejado verão!  Mas, muitas vezes, as pessoas esquecem dos problemas que algumas práticas, como dietas malucas e treino em excesso, podem causar. O importante é pensar no “Projeto Verão” não só como um caminho para um corpo bonito e desejado, mas principalmente, para melhorar sua saúde.  O ideal seria “Projeto ano todo”, pois este sim, trás resultados eficazes e duradouros. E lembrando sempre que a orientação dos profissionais Nutricionista e Educador Físico é fundamental para orientar essas práticas, sendo ela por um determinado tempo ou o ano inteiro.

Dieta da Moda ou Reeducação Alimentar?

Sem dúvida a Reeducação Alimentar. Ela reprograma e educa seu organismo a seguir um plano alimentar saudável e duradouro, além de ser individualizada, ou seja, feita de acordo com a rotina e os dados de cada paciente (altura, peso, idade, IMC, etc.). As dietas da moda podem até dar certo às vezes, porém, ela não é duradoura nem saudável, trazendo riscos à saúde e podendo aumentar ainda mais o peso após seu término. Além de não individualiza, não é adequadamente balanceada, e com isso, o organismo não se adapta de forma correta.

Qual a importância de uma dieta equilibrada para ter resultados aliados ao exercício físico?

A dieta quando equilibrada, sempre trará resultados, a não ser que exista alguma doença associada que dificulte o emagrecimento e necessite de cuidados especiais (Diabetes, Hipertensão, etc.), neste caso recomenda-se procurar um médico Endocrinologista, primeiramente. A reeducação alimentar nada mais é do que uma dieta equilibrada, que contém quantidades de fibras, carboidratos, proteínas e lipídios adequados a cada indivíduo. “Não existe sucesso sem grandes privações” (Sófocles), por isso, às vezes é necessário deixar lado alguns hábitos que prejudicam e impeçam o emagrecimento.

Quais alimentos devem ser evitados e como eles afetam a saúde.  

Alimentos ricos em:

Sódio: A recomendação diária deve ser < 2000 mg/dia e de cloreto de sódio (sal de cozinha) deve s.er < 6 g/dia. O brasileiro consome 6 vezes mais do que este valor. O sódio eleva a pressão arterial por aumento da volemia e, consequentemente, do débito cardíaco; aumento da resistência vascular periférica; aumento da vascularização renal e a retenção de líquido, causando inchaço pelo corpo.

Gordura trans e saturada: Quando consumida em excesso, contribui para o aumento do LDL-colesterol (colesterol “ruim”) e para a diminuição do HDL-colesterol (colesterol “bom”). Com isso, aumenta a chance de desenvolver doença cardiovascular, além ajudar no ganho de massa gorda.

Açúcar refinado: Seu consumo excessivo pode ser um grande vilão para saúde, aumentando o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Ele é rico em calorias e pobre em nutrientes, é digerido facilmente e, assim, aumenta rapidamente os níveis glicose no sangue, tornando maior a produção de insulina e sobrecarregando o pâncreas. 
Recomenda-se a leitura dos rótulos dos alimentos.


É verdade que cerveja dá barriga? Como as bebidas alcoólicas prejudicam a dieta?

Sim. As bebidas alcoólicas fornecem calorias de difícil metabolização e não possuem nutrientes. Possuem um elevado valor calórico, sem contar que a bebida alcóolica esta sempre associada à frituras e alimentos gordurosos (salgadinhos de bar, etc.), prejudicando a dieta. Se for consumir bebida alcoólica, opte pelo vinho tinto. Ele possui substâncias antioxidantes (flavonoides e resveratrol), reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, mas não exceda 2 cálices pois além de conter álcool também é calórico.

Fale um pouco de alimentos termogênicos e como eles auxiliam na dieta?

São eles:
·       Pimenta vermelha
·       Gengibre
·       Chá verde
·       Canela
·       Chá de Hibisco
·       Alimentos ricos em ômega 3
·       Laranja
·       Kiwi
·       Cafeína
·       Vegetais fibrosos

Esses alimentos aumentam o gasto calórico durante a digestão e o processo metabólico, aumentando a queima de gordura. Mas não podemos esquecer que eles não fazem milagres. Estes contribuem para a queima de gordura, mas deve ser associado à dieta e exercícios físicos.

Refrigerante diet pode?

Os produtos diet possuem exclusão total de algum componente e são recomendados para pessoas com patologias específicas. O ideal é evita-los, pois estes possuem grandes quantidades de edulcorantes (no caso do diet) e sódio, que podem acarretar problemas à longo prazo se consumido excessivamente. Opte por: suco de fruta natural/polpa, água, água de coco, etc.


Dê alguma dica para driblar a vontade de comer doces.

O ideal é preocupar-se com a qualidade e a quantidade do doce, pois não existe alimento que iniba seu consumo. Se consumir, prefira: Chocolate amargo > 60% de cacau; preparações que levam frutas, especiarias e pouco açúcar; picolés de frutas ou os chamados sorbet.

Ó ela aqui que dindinha:














Drª. Thais Romano Crivelaro
CRN 35131
thaisnutri@hotmail.com




20 comentários:

  1. Isso aí, a nutri falou td =)

    Parabénsss pra aniversariante do dia!!! \o/


    Bjss

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  2. Camiii...muito boa essas perguntas...projeto verão??? boraa

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    1. Kaka tô offando até domingo haha, segunda dietinha 100% e vergonha n acara rsrs

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  3. Muito bom, por isso adoro os nutris! hahaha Todos deveriam ler isso e ENFIAR na cabeça que projeto verão não resolve nada a longo prazo! Vc está de aniver? Parabéns!!! O meu é sábado! Virginianas então? hehe beijão!

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    1. Verdade né Bru!
      Ah vc eh virginiana tb? Sabia que era gente boa hahah

      bjaum

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  4. Por isso é sempre muito importante o acompanhamento de um profissimal! :D
    Beijos

    Diariodotreino.blogspot.com.br

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  5. Parabéns Cami !!! muita saúde ,amor e dinheiro no bolso !!!

    muitas virginianas por aqui rsrs ...

    * Adoro kiwi e nem sabia que era termogênico .Esse negocio de projeto "só verão" é complicado...já já as academias vão lotar !!!!

    Um beijo e aproveite o seu dia ♥

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    1. Brigada Cici! Deus te ouça rsrs

      Vc tb eh né?

      Ai, já tô vendo que vai lotar mesmo.... vamos exercitar tb a paciência rsrs
      bjoo

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  6. Estou aqui chorando por causa da parte da cerveja :( kkk
    Amiga, o waffle é tudo!!! e custa 5 e pouco 6 unidades, vale muuuuito a pena!!!
    beijooos

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    1. hahaha agora somos finas e só tomamos vinho hahaha

      Hmm e onde vende isso nunca vi!

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  7. dieta maluca é o fim. desequilibra o organismo todo... uma zona. o melhor é reeducação. não tem pra ninguém. o que funciona mesmo é o "combo" reeducação alimentar e atividade física. a fórmula "mágica" está aí. pena que alguns só acordam nos últimos meses do ano e não compreendem o quanto é importante termos um estilo de vida assim, mais saudável.

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    Respostas
    1. Verdade Mari, tem que ser o combo, só um ou outro não faz tanta diferença. O pessoal se escede no inverno pq ta frio e a gente usa mta roupa e quando começa a esquentar vem a ideia de ir p academia fazer o projeto verão rs, td ano é assim...

      bj

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  8. Que bom que gostaram, fico feliz!! E parabéns novamente, Cá! Espero que tenha aproveitado seu dia! Beijão =)

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    1. Mto bom Tha! Vamos fazer outros posts! bjaum

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  9. Fernanda Bresciani30 de agosto de 2012 09:26

    Muito bem informado!!!

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