domingo, 1 de julho de 2012

Engordar é uma escolha




Vou aproveitar que hoje é domingo, dia de reflexão e preparação para o dia mundial do começo de dieta( segunda) para deixar outro post do psicólogo Fred fez sobre comer e engordar: 

"Ninguém vai gostar do que vou falar agora, mas engordar é uma escolha.
Muitas falarão dos que tem problemas de saúde e que tomam medicamentos. Descartemos esses que formam uma parcela pequena do número geral de gordinhos espalhados por aí.
Abri há pouco tempo uma enquete no meu Facebook à pedido de um leitor que queria saber como seria a melhor maneira de dizer para a namorada que ela havia engordado.
Foi uma comoção coletiva, nunca vi tanta gente indignada e raivosa com esse assunto. Nenhuma admitia ser alertada para algo tão simples que revela ou oculta as formas femininas tão desejadas.
Toda mulher se debate com a balança. Gordura imaginária ou real ela é uma guardiã impiedosa de si mesma e seu corpo.
Todo o santo dia ela tem que enfrentar o termômetro da calça que vai usar que vai revelar se o quadril aumentou e as dobrinhas se multiplicaram.
Agora vou dizer onde a escolha é feita: nos ingênuos e pequenos gestos tomados minuto a minuto. É a responsabilidade que essa mulher assume diante de si mesma, ninguém à obriga, constrange ou impõe comer sem medidas. Isso pode parecer ofensivo para uma mulher que engordou, dizer que ela escolheu estar acima do peso. Mas existem inúmeras motivações para explicar essa ação autossabotadora dela: se entregar ao prazer na tentativa de compensar estados emocionais de frustração, ansiedade, desgosto, depressão e desilusão amorosa. É o descuido com sua feminilidade (que inclui a sexualidade) que justifica uma mulher que vem tentando se esconder de si mesma (e do homem que tem ao lado)."
fonte: Sem Espartilhos

E vocês? O que acham? Falar que a namorada engordou é assunto proibido? A escolha é nossa afinal? Praticamos autossabotagem?

8 comentários:

  1. Com delicadeza de preferencia, mas tem que falar! Pior é trocar por outra sem dizer nada!

    Também acredito que seja uma escolha, mesmo que inconsciente.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade vi, tem jeito pra falar com a gente, ainda mais quando o assunto é delicado assim rs.

      No fim a escolha é sempre nossa né?
      bjoo

      Excluir
  2. Concordo com o comentario da Vi, mesmo que inconsciente ainda é uma escolha.Mas vc precisava ilustrar o post com um brigadeirão tão bonito e vistoso desse? Vc mata a garotinha aqui, rs.
    Bjao IRA =D!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah sorry Ira, até eu fiquei com vontade de brigadeiro depois dessa foto rsrs

      bjoo

      Excluir
  3. eh xato ouvir isso, mas eh um jeito de se mexer e melhorar. A menina tem q ser compreensiva tbm, se nao o namo nao vai se arriscar tomar um chute no saco kkk mas esse lance feminino de descontar o estado emocional na comida eh fato, pois to vivendo isso na pele... Ha tempos nao descontrolo tanto q minha dieta por causa de uma maldita e monstra ansiedade =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu tb desconto na comida. É só estar ansiosa ou insatisfeita que começo. Agora eu presto mais atenção no pq eu faço isso, tem que se vigiar né? Não é fácil, já acostumamos em termos a comida sempre a nos amparar e nos momentos de celebrações, reuniões com amigos, sair com namorado. É sempre pra comer ou beber...tem q ser forte mesmo.

      E que bom que vc tá se segurando hein1

      bjaum

      Excluir
  4. Ca, sabia que eu não ligo!
    Eu até prefiro que fale, o Rob mesmo, quando vê que tem "alguma coisa ficando fora do lugar" ele já me fala e sem rodeios, assim consigo me policiar melhor e prestar mais atenção em mim, porque engordamos e só vemos muitas vezes depois que o estrago está grande e quem tá de fora vê melhor!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que vc não liga. Eu ligo mas ainda acho melhor falar...delicadamente rs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...